OESC – Observatório da Educação de Santa Catarina
  • I Encontro de Observatórios da Educação de Santa Catarina

    Publicado em 11/11/2013 às 17:57

    Cartaz OESC I Encontro (2013)

    10:00. Abertura do Evento

    10:30h às 12:00h – apresentação dos Observatórios (OESC, Observatório da Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis, FAED/UDESC)

    12:00h às 13:30h – intervalo para almoço.

    13:30 às 15:30 – apresentação dos Observatórios (UNIPLAC, EDUCAMPO, E-GOV, Observatório de Tecnologias Inclusivas UFSC/Araranguá)

    15:30 às 16:00h – café

    16:00 às 18:00h – diálogos e construção de propostas coletivas.

    18:00h – encerramento

     

    Estarão representados:

    Observatório da Educação de Santa Catarina – OESC – CED/UFSC

    Observatório da Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis

    Observatório da Educação: tablets, computadores e laptops – FAED/UDESC

    Observatório da Educação da UNIPLAC/Lages

    EDUCAMPO – Observatório da Educação do Campo – CED/UFSC

    E-GOV – Portal de e-governo, inclusão digital e sociedade do conhecimento – CCJ/UFSC

    Observatório de Tecnologias Inclusivas e Educação em Direitos Humanos – UFSC/Araranguá

    Observatório dos Egressos – UNIPLAC

    Cada grupo participante terá cerca de 30 mim para fazer a sua exposição, considerando neste tempo possíveis perguntas, questões e interações que venham dos demais participantes.


  • Ata 8

    Publicado em 10/10/2013 às 17:10

    ATA 14 DE NOVEMBRO DE 2012, OBSERVATORIO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA.

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO de SANTA CATARINA. Reuniram-se no dia 12 de setembro de dois mil e treze, às 14 horas, na sala 412 do bloco D do Centro de Ciências da Educação UFSC os professores Nestor Habkost, Luciana Pedrosa Marcassa – que coordenou a reunião – e a Técnica em Assuntos Educacionais Justina Sponchiado. A bolsista Caroline Bellaguarda não compareceu. Das demais integrantes justificaram Marilu Dias – em função de outras atividades acadêmicas na data – e Marlei Grolli – que se afastará temporariamente do OESC por razões de saúda de familiar. Lucine Fontão comunicou que não poderá mais participar do OESC por compromissos outros assumidos e por não obter dispensa de suas atividades da Secretaria Municipal de Educação. Apenas a mestranda Cláudia Basso havia confirmado presença. Considerando tal previsão de quorum, a reunião programada para esta data ficou transferida para a quinta feria, 24 de outubro, e foi realizada em seu lugar uma reunião de coordenação, sobretudo para afinar algumas questões quanto ao projeto do OESC. Segue o que foi analisado, tratado e decidido nesta reunião, realizada com a presença de Nestor Habkost, Luciana Marcassa e Justina Sponchiado: 1) Nota-se um enxugamento e, portanto, uma nova configuração do grupo. Estamos considerando membros do OESC aqueles que vêm participando efetivamente (mesmo que à distância) das reuniões e das decisões coletivas. 2) A pesquisa a ser desenvolvida pelo grupo, neste momento, é aquela que subsidiará a construção do nosso banco de dados sobre “Educação em Santa Catarina”. O projeto já está esboçado e vamos registrá-lo junto ao CED/UFSC a fim de oficializá-lo, tendo em vista também submetê-lo a editais, como do CNPq e FAPESC. Resumidamente, o projeto será desenvolvido em quatro etapas, para o que prevemos um trabalho de três anos.  É objetivo geral do referido projeto acriação de um amplo Banco de Dados sobre Educação em Santa Catarina, em seus vários níveis (da educação básica à superior, educação profissional, EJA, etc), nas modalidades presencial ou à distância, relativos às escolas, aos docentes, aos alunos, às políticas e legislações, aos materiais didáticos, aos projetos pedagógicos, etc., ligados ao sistema público de educação. Como metodologia, ficou previsto: primeira etapa: levantamento e reunião dos documentos escritos e audiovisuais. Segunda etapa: a) classificação e organização do material coletado; b) criação de dispositivos de formato texto e formato audiovisual, que podem ser: dissertações, teses, artigos, imprensa escrita, legislação, entrevistas, documentos; c) criação de temáticas: educação infantil, violência escolar, alfabetização, políticas educacionais, trabalho docente, movimentos sociais e educação, etc. Terceira etapa: disponibilização, veiculação e utilização do banco de dados. Quarta etapa: estudo das lacunas e realização de novas pesquisas a partir das demandas identificadas. Como critérios: caráter público da educação; somente a produção sobre Educação em Santa Catarina; alcance: vários níveis e modalidades de educação, diferentes temáticas e subáreas. Detalhamento das etapas:1ª) Objetivo específico: a identificação, seleção e armazenamento de materiais (formato texto e audiovisual) sobre “Educação em Santa Catarina” ; fontes e critérios de seleção: a) programas de pós-graduação em educação (basicamente teses e dissertações). UFSC, UDESC, UNIPLAC, FUCRE, FURB, UNISUL, UNIVALI, UNOCHAPECÓ; 2ª) Periódicos, Livros e Anais de Eventos da área da Educação; 3ª) Mídia impressa: reportagens, artigos de jornal, etc; 4ª) material audiovisual; depoimentos, entrevistas, reportagens, programas educativos e jornalísticos, etc.  Primeiro tratamento dos dados: na medida em que forem reunidos alguns desses materiais, poderemos, paralelamente, construir categorias para organizá-los e agrupá-los em temáticas e/ou subáreas.  Assim que tivermos um número razoável de materiais (teses e dissertações de pelo menos três programas de pós-graduação em educação –os mais importantes talvez), podemos fazer uma primeira categorização e em seguida já disponibilizá-lo em nosso portal.  Quanto ao Portal, podemos atualizá-lo constantemente; foram feitos alguns ajustes e precisamos alimentá-lo. Encontro de Observatórios: o I Encontro de Observatórios de Educação de Santa Catarina; experiências, diálogos e cooperações institucionais será por nós realizado no dia 21 de novembro do corrente ano. Convidaremos Observatórios próximos de nós para este diálogo, que tem por objetivo a apresentação dos projetos e a troca de experiências entre os respectivos observatórios presentes, com vistas ao estabelecimento de cooperações institucionais. Foi pensado em convidar os seguintes Observatórios: – Observatório da Educação da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis; Observatório da UNIPLAC (ver com Ana Maria Machado); Observatório da Educação do Campo; Observatório Social da Família-Escola; Observatório da Educação Inclusiva; Outros. Os convites aos Observatórios que queremos ver presentes neste encontro serão elaborados por Justina, e precisamos de sugestões para elaboração do cartaz de divulgação. Logomarca do OESC: queremos criar algo que expresse o objetivo do Observatório; Nestor ficou de buscar uma proposta com bolsista. Próxima reunião: ficou agendada para 30 de setembro, 14h, na sala 412 do bloco D/CED. A reunião foi encerrada e esta ata foi redigida por Luciana Marcassa e Justina Sponchiado. Florianópolis/SC, 27 de setembro de 2013.

     


  • Ata 07

    Publicado em 29/07/2013 às 17:39

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO; OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO de SANTA CATARINA. ATA. Reuniram-se aos dez dias do mês de julho de dois mil e treze, às catorze horas, na sala 412 do bloco D do Centro de Ciências da Educação UFSC as professoras doutoras Luciana Pedrosa Marcassa (MEN/CED), Marilu Diez Lisboa (UNIPLAC), Luciene Fontão (formadora pela rede municipal de Florianópolis); a Técnica em Assuntos Educacionais doutora Justina Inês Sponchiado; a doutoranda Cláudia Basso (PGP/CFH UFSC), a assessora parlamentar MSc. MarleiGrolli, e a bolsista e graduanda em Ciências Sociais Caroline Bellaguarda. Realizada no exato dia em que se completa um ano da fundação do OESC (que foi em 10/07/2012), sob a coordenação de Luciana Marcassa, a reunião teve propostos e provados os seguintes pontos de pauta: informes; retomada e aprovação das atas anteriores; planejamento do próximo semestre; encontro de Observatórios da Educação; discussão da natureza do OESC e distribuição das tarefas. Dos professores da UFSC que fundaram o Observatório, seguem participando Luciana Marcassa e Nestor Habkost – afastado por razões de saúde, no momento. A bolsista Caroline Bellaguarda segue agora a partir de projeto coordenado por Justina Sponchiado (“Memória CED”), e novas pessoas têm se integrado ao grupo. O Portal OESC está no ar no endereço www.oesc.paginas.ufsc.br com informações básicas sobre quem somos, e sobre princípios e objetivos. Ainda durante os informes a caracterização do Observatório como “’Grupo de Pesquisa” foi discutida por sugestão da coordenadora da reunião; retomou-se, então, a trajetória percorrida para se chegar a tal definição, já com seu cadastramento no CNPq iniciado – seu registro oficial como Grupo de Pesquisa naquela instituição financiadora e na UFSC –; outras preocupações foram analisadas, em especial a questão financiamento e tempo para dedicação; por fim reafirmou-se tal estatuto e a finalização da respectiva inserção das informações sobre participantes no cadastro LATTES/Grupos do CNPQ, e dos seus objetivos e princípios, tais como disponibilizados no seu Portal. Foram lidos e mantidos os mesmos objetivos,quais sejam: a) Promover e articular pesquisas nos diferentes níveis de ensino e fornecer dados, conhecimentos e informações a pesquisadores e professores. b) Criar um banco de dados de natureza quantitativa e qualitativa, articulado com as diversas instituições responsáveis pela educação em Santa Catarina, visando favorecer a pesquisa de base nos níveis que vão da educação infantil à superior. c) Propor políticas públicas, inovações educacionais e soluções para os problemas relacionados as principais deficiências detectadas nos processos de ensino e aprendizagem. Luciana Marcassa destacou que num primeiro momento buscava-se resultados de pesquisas sobre a Educação em Santa Catarina; num segundo momento, dados sobre Educação em Santa Catarina; num terceiro momento pretendia-se focar num Portal que pudesse ser também um micro-observatório de dentro das próprias escolas, para o qual professores e estudantes seriam efetivamente sujeitos (protagonistas) de pesquisas; e num quarto momento, concorreríamos a um Edital voltado ao financiamento de Observatórios de Educação – o que não ocorreu naquela oportunidade por impossibilidade dos responsáveis. Definiu-se pela continuidade ao trabalho contando por enquanto com a estrutura disponibilizada pelas instituições de origem (UFSC, AL, PMF, UNIPLAC) e a força especializada de trabalho das/os envolvidas/os. Foram elencados mais alguns modos de viabilizar os objetivos do OESC, inclusive com a reunião e disponibilização de documentos e artigos que analisam as políticas educacionais que alcançam Santa Catarina. Decidiu-se iniciar reunindo, organizando, ‘conectando’ e publicando no Portal elementos já disponíveis (dados oficiais; documentos de organismos multilaterais, como o da OCDE sobre a Educação em Santa Catarina; avaliações de políticas; dissertações e teses; resultadosde outras pesquisas e análises já realizadas). Observou-se a possibilidade de interface com [outros] Grupos de Pesquisa do Centro que estudam Políticas Educacionais, História da Educação e de Instituições Educacionais em Santa Catarina, e também com outros Observatórios de Educação, com os quais se pretende promover reunião ampliada em novembro ou dezembro do corrente. Um dos desafios, que deverá ser resolvido com o apoio de programas específicos, é de como publicar as informações de modo que sua recuperação seja facilitada; ficou mais uma vez indicado que a arquitetura da disponibilização de dados no Portal OESC seja participativa. Por meio de mensagem em resposta ao convite para a reunião, Ridha Enaafaa (Paris 8) sugere reunir dados de observatórios como INEP, Censo Escolar e outros, configurando Redes de Observatórios; sugere ferramentas como MODALISA e IRAMUTEC – com tutorial traduzido para o português por Brígido Camaro, da Psicologia/UFSC –, e ainda, pesquisas longitudinais e diagnósticos a partir de indicadores, da pré-escola ao ensino superior. Luciana Marcassa frisou que Ridha Enaafaa tem experiência com grandes enquetes a partir de trabalho que realizou com Bernard Charlot, e que poderá estar conosco não mais em agosto como previsto, mas no final do ano para o Encontro de Observatórios que se pretende realizar, assim como em 2014. Ficou definido que o objetivo de tal reunião ampliada, que contará pelo menos com a organização de uma fala, será trocar experiências sobre organização e funcionamento do trabalho desenvolvido por diferentes Observatórios de Educação.
    O delineamento das ações para o próximo semestre teve como parâmetro as efetivas possibilidades [“pernas”] do grupo partícipe: serão reunidas informações já existentes sobre a Educação em Santa Catarina, nos diferentes níveis e modalidades, e para tanto, as seguintes responsabilidades foram definidas e assumidas pelas presentes: Luciene Fontão => reunião de dados sobre escolas do Município e identificação das pesquisas sobre as escolas/educação no Município de Florianópolis; Claudia Basso => organização de dados sobre formação profissional, cursos de nível técnico e tecnológico; Marlei Grolli => reunião, cruzamento e apresentação de relatórios sobre a situação das escolas/educação em Santa Catarina (relatório OCDE e relatório da Comissão de Educação); Marilu Diez Lisboa => levantamento das pesquisas sobre educação em SC realizadas no Pós-Graduação em Educação da UNIPLAC; Caroline Bellaguarda => finalização do levantamento das pesquisas sobre educação em SC contidas no banco da CAPES; Justina Sponchiado e Luciana Marcassa => identificação das políticas educacionais que incidem sobre a rede estadual de SC. Ficou indicado que os colegas que não vieram poderão também propor e efetuar contribuições para esse primeiro levantamento de dados, pesquisa e informações; uma sugestão feita foi o levantamento das propostas formuladas nas etapas estaduais para a Conferência Nacional de Educação – CONAE/2014 – que se encontram publicadas em portal específico, e/ou sua vinculação por meio de um link ao Portal OESC. Foram indicadas por Marilu Diez Lisboa, e aprovadas, as participações das mestrandas Francine, ex-bolista pibic e orientanda da professora Ione Pereira Valle, que investiga a implementação das ações afirmativas na universidade, e do doutorando Carlos, da área da psicologia. Foi, ainda, pautada a questão da participação de cada um/a sem financiamento, entendida e assumida pelas presentes como contribuição social, para a área e para a carreira de cada partícipe. Foi também decidido que a ata da reunião anterior deverá ser lida por todas/os para aprovação na próxima, agendada para 12 de setembro do corrente. E assim, foi encerrada a reunião e eu, Justina Sponchiado, lavrei a presente ata, que deverá ser submetida à aprovação em reunião. Ilha de Santa Catarina, 11 de julho de 2013.


  • Avaliação das Políticas Nacionais de Educação em Santa Catarina

    Publicado em 11/07/2013 às 14:46

    Avaliação das PNE SC


  • Relatório da Educação estadual em SC

    Publicado em 11/07/2013 às 14:43

    Relatório produzido pela Comissão de Educação e Desporto da Assembléia Legislativa de Santa Catarina – ALESC.

    Escolas de Joinville

    Escolas do Contestado 3

    Escolas do Norte

    Escolas do Oeste

    Escolas do Sul


  • Ata 06

    Publicado em 11/06/2013 às 12:29

    ATA 10 DE ABRIL DE 2013, OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA.

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO de SANTA CATARINA. Reuniram-se aos dez dias do mês de março de dois mil e treze, às catorze horas e quinze minutos, na sala 412 do bloco D do Centro de Ciências da Educação UFSC os professores Nestor Habkost, a Técnica em Assuntos Educacionais Justina Sponchiado, a pós-doutoranda Marilu Diez Lisboa, os bolsistas Caroline Bellaguarda e Daltro Silva Caxias de Souza, e a assessor parlamentar MarleiGrolli; participou também Luciana Pedrosa Marcassa via rededesde a França, e Rhidá Enaafaa – que participou parcialmente pelos limites das tecnologias com os quais ainda estamos lidando no OESC. Justificaram suas ausências Valéria de Mattos,Fábio Machado Pinto e Nelita Bertoloto. Marilú justificou a ausência da mestranda Francine Scheide e consultou sobre a participação da doutoranda da psicologia Cláudia Basso, da UMINHO, aceita pelos presentes. Após as providências para as participações on-line, nas quais estiveram empenhados Caroline e Nestor, foram consultados os/as presentes sobre a coordenação da reunião, ficando a mesma ao encargo de Justina. Após as apresentações, foi relembrada e confirmada a proposta de pauta, que passou a ser desenvolvida. 1) Informes: bolsas via projeto de extensão; bolsitas; outros. Foi comunicado oficialmente que, por meio do projeto “Memória CED/UFSC”, fomos contemplados com duas bolsas de extensão pelo Edital PROBOLSAS/2013. O referido projeto está vinculado ao OESC e focaliza a história de uma das principais instituições de Ensino Superior de Santa Catarina, tem como objetivo geral (re)conhecer a experiência histórica do CED/UFSC; busca reunir elementos sobre sua história e memória para conhecimento, socialização e fonte de estudos. Com a conquista de duas bolsas continuaremos contando com a participação da Caroline Bellaguarda no OESC – no qual trabalhará prioritariamente – e passamos a contar com Daltro Silva Caxias de Souza, da Arquivologia, que embora trabalhando prioritariamente no projeto Memória, contribuirá com conhecimentos da sua área para a organização do portal OESC. Informou-se sobre as atividades iniciadas e sobre outros participantes do projeto – as técnicas em assuntos educacionais Terezinha A. Ramos e Mª. Madalena Gonçalves, e o professor Carlos Eduardo do Reis, com possibilidade de contribuições do professor Adilson do Departamento de Ciências da Informação. 2) Andamento dos trabalhos/ações: A partir da leitura da ata da reunião anterior, foi informado sobre as ações realizadas: que está em elaboração o Portal OESC, criado pelo técnico Rafael Sardá em contato com Carol, Nestor e Justina; que o mesmo segue os atuais padrões UFSC e que aguarda os dados e informações a publicar. Foi também iniciado o registro do OESC como Grupo de Pesquisa no CNPq, com inserção institucional do nome do Grupo e seus líderes por parte UFSC – o que foi solicitado por Justina ao professor Elias Machado da Pró-Reitoria de Pesquisa – e encontra-se em preenchimento; orientações serão dadas para as próximas etapas, e as primeiras providências são a atualização dos currículos dos líderes e participantes. Inserções e modificações só podem ser feitas pelos líderes, ou por pessoas em seu nome tendo em mãos o CPF e senha de acesso ao Lattes destes. 3) Organização das próximas etapas: ficaram definidas como frentes de trabalho a finalização do cadastro do OESC no CNPq e o Portal OESC. Sobre as informações que deverão ser inseridas no Portal, foram referendadas as pesquisas dos membros do OESC; àquelas sobre a Educação emSanta Catarina e as demais elaboradas no Estado, começando pelas dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação UFSC e ampliando para as das demais IES públicas na delimitação a que se propõe o OESC. Luciana referiu-se a dados do IBGE e IPEIA; Daltro sugeriu os Repositórios com mesmo programa de armazenamento de documentos; Marlei traz dados da situação das escola públicas do Estado, contidos no dossiê entregue pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa ao Ministério Público, e levanta a questão de garantir dados abertos, não credores de um ou outro programa que pode ser suprimido do mercado; vai buscar informações a respeito na Assembleia Legislativa, onde estão discutindo e buscando a criação de um padrão público que permita visualização ampla com possibilidade de comparação e trocas de documentos. Daltro sugere o programa “Solaris”. 4) Outros. Foi levantada por Marilu a proposta de criação de “logo” (e foram sugeridos, inicialmente por Nestor um bolsista que trabalha com cinema e vídeo, e por Marilu o profissional Gilson Ruiz que desenvolveu outros trabalhos para seu grupo). Luciana Marcassa levanta a questão do papel/função de cada um no grupo, ao que foi sugerido por Nestor que vai sendo definido com maior clareza no próprio trajeto de trabalho. Justina compartilha a responsabilidade sobre a forma de cumprimento e acompanhamento das 20 horas de trabalho dos bolsistas: dada a natureza das atividades a serem desenvolvidas, combinou com Carol e Daltro que elaborarão um cronograma individual detalhado das ações a serem desenvolvidas mensalmente, considerando o cronograma geral do projeto, e que a partir dele se dará frequência e desempenho – o que foi aprovado pelos/as presentes. Pergunta se o grupo vai estudar algumas questões fundamentais, como as Políticas Educacionais. A partir de então foram discutidos aspectos que talvez possam ser denominados de pressupostos ou princípios do OESC: o Observatório reúne um banco de informações organizadas por pesquisadores dispostos a construir da forma mais livre possível; se constitui a partir das pesquisas de seus pesquisadores/as agregados/as e não deverá alterar o funcionamento interno dos grupos. Estudos demandados serão desenvolvidos por pessoas e/ou grupos. Foram referidos aspectos relativos à repercussão social da divulgação de banco de imagens que denuncia a situação das escolas de Santa Catarina, e da publicação-denúncia do fechamento de escolas públicas – quatro em três anos em Florianópolis, entre as que recebiam as crianças e jovens do Maciço do Morro da Cruz – e o possível fechamento de outras. Questões por resolver: Como disponibilizar tais informações? Como articular as informações, análises e imagens? Não havendo mais nada a tratar naquele momento, a reunião foi encerrada e eu, Justina Sponchiado, redigi a presente ata, que uma vez aprovada receberá a assinatura dos presentes. Florianópolis-SC, 18 de abril de 2013.


  • Ata 05

    Publicado em 21/04/2013 às 23:59

    ATA 13 DE MARÇO 2013, OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA.

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO de SANTA CATARINA. Reuniram-se aos treze dias do mês de março de dois mil e treze, às catorze horas e quinze minutos, na sala 412 do bloco D do Centro de Ciências da Educação UFSC os professores Nestor Habkost, Fábio Pinto Machado, a Técnica em Assuntos Educacionais Justina Sponchiado, que coordenou a reunião, a pós-doutoranda Marilu Diez Lisboa e a bolsista Caroline Bellaguarda; participaram também, via skype desde a França, Luciana Pedrosa Marcassa e Ridha Ennafaa. Não se conseguiu viabilizar a participação das professoras Valéria e Ana Maria pela mesma via, conforme desejavam. Foi apresentada a proposta de pauta para a reunião, consultados os/as presentes se haveria alguma inclusão e mantidos os pontos inicialmente sugeridos por Justina, a saber: a) Situar(nos) quanto ao andamento dos trabalhos encaminhados em 2012; b) Planejar as próximas etapas/ações e distribuir responsabilidades; c) Organizar cronograma para 2013.1. Para reavivar os encaminhamentos do final de 2012, foi lida, por Marilu Diez Lisboa, a ata anterior. Em seguida foi então informado pelo prof. Nestor Habkost que não houve condições de escrever o projeto para concorrer ao Edital, como vislumbrou-se, em virtude do final de ano atribulado com eleição para a direção do Centro – para a qual concorreu e foi eleito; o Edital reabre no segundo semestre e sua proposta é que seja elaborado o projeto para concorrer neste ano, e que paralelamente todos/as fiquem atentos/as a outros possíveis editais e financiadores. Observou-se que de todo o modo a sala 412/D, das professoras Luciana Marcassa e Nise Jünks, se mantém como a sala do OESC, e que também há a disponibilidade da sala de docente do professore Nestor [e Jason], que agora está na Direção do Centro; prof. Nestor providenciará a instalação de equipamento para que as próximas reuniões tenham as participações a distância em melhores condições. Foi reafirmado que os bilhetes para a vinda do prof. Ridha Enafa serão custeados pelo projeto da professora Ana Maria Neto Machado (UNIPLAC) – membro fundador do OESC – conforme foi esclarecido via e-mail neste início de ano. Tem-se, portanto, as condições para seguir com o trabalho. Marilu Diez Lisboa comunicou que finalizou bolsa recém-doutor/REUNI e concorrerá a bolsa de pós-doutoramento com a proposta de reescrever o livro “Angústia no Vestibular”, com prof. Lucídio Bianchetti, e acompanhar as atividades do Observatório. Ficou de enviar o projeto ao grupo junto com suas anotações da reunião, para a ata (o que na mesma tarde da reunião). Consultou sobre a possibilidade de convidar a mestranda Francine Sheid a fazer parte do OESC, referindo-se a suas possíveis contribuições, com o que todos/as concordaram. Por outro lado, recebemos neste dia o comunicado de desligamento do prof. Moisés em função de excessivos compromissos assumidos, conforme explicou por e-mail. Profa. Luciana Marcassa comunicou que já respondeu à mensagem lamentando o desligamento do professor Moisés e solicitando que ele encaminhe, ainda, o que foi acordado na reunião de novembro: a criação, juntamente com a bolsista Caroline, do portal www.oesc.ufsc.br. Outra maneira foi indicada pelo prof. Nestor: a contribuição do profissional técnico em tecnologias de informação e comunicação, Rafael Sardá, que passou a trabalhar na Coordenadoria de Comunicação do Centro; o mesmo será convidado a elaborar o referido portal junto com Moisés e Caroline, e com contribuições de Nestor, Fábio, Marilu e Justina. Prof. Fábio lembrou que foi discutido numa reunião anterior o conteúdo e aspectos do lay out do portal, que comportará entre outras coisas, banco de imagens, teses e dissertações, relatórios de pesquisas e outros dados sobre a Educação em Santa Catarina. Justina informou o resultado dos contatos mantidos com o Instituto de Estudos Latino Americano – IELA/UFSC –, possível referência na constituição do OESC: o IELA iniciou como Grupo de Estudos e assim funcionou por três anos; depois se constituiu como Instituto, vinculado à Reitoria, e mais recentemente passou a vincular-se ao Centro Sócio Econômico – foi definido pelo CUN que os Institutos existentes na UFSC serão vinculados aos Centros. Sopesando sobre o processo/experiência do IELA, e também a condição de instância sem autonomia jurídica dos Institutos como o próprio EDUCAMPO/CED/UFSC, a proposição de Justina foi de criação imediata do Grupo de Pesquisa, o que foi acatado por unanimidade. Para ser considerado existente, um Grupo de Pesquisa precisa estar inserido no Cadastro de Grupos de Pesquisa da plataforma LATTES/CNPq, e isso demanda como primeiro passo a definição da sua liderança, preferencialmente exercida por duas pessoas. Foi recolocada, então, a pergunta: quem coordena o OESC? E na tarde em que no Vaticano se elegia o primeiro papa latino americano, definimos a dupla coordenação do OESC por Luciana Marcassa e Nestor Habkost. Caroline verificou que aparecem outros Observatórios ligados à UFSC – E-GOV inclusão digital e sociedade do conhecimento; Observatório de Direitos Humanos/CCJ; Núcleo de Política Públicas/CCH – mas nenhum com o nome do “Observatório de Educação de Santa Catarina” – OESC. Concluiu-se que poderemos registrar sem problemas o Grupo de Pesquisa. Solicitou-se, em seguida, o CPF de Luciana para efetuarmos tal atividade também em seu nome e ela o informou à Caroline, ainda durante a reunião. Nestor consultou Ridha Ennafaa sobre o período de sua vinda ao país, e ele informou que estará em Natal em agosto: considerou-se provável que em julho ou setembro possa vir a Santa Catarina. De posse de todas estas definições, elaborou-se cronograma de atividades para o semestre, e calendário de reuniões para o ano, assim constituído: Em março registra-se o Grupo de Pesquisa no CNPq; em março e abril elabora-se o esqueleto do Portal; em maio e junho, o projeto para buscar recursos. Ficam previstas reuniões mensais às quartas feiras na segunda semana de cada mês: 10 de abril; 08 de maio; 12 de junho; 10 de julho; 14 de agosto; 11 de setembro; 09 de outubro; 13 de novembro; 04 de dezembro. Ficou definido ainda, em acordo com a professora Luciana, que Caroline terá uma cópia da chave da sala 412 D, do Observatório. Não havendo mais nada a tratar naquele momento, a reunião foi encerrada e eu, Justina Sponchiado, redigi a presente ata, que uma vez aprovada receberá a assinatura dos presentes. Florianópolis-SC, 14 de março de 2013.


  • Ata 03

    Publicado em 19/04/2013 às 0:27

    ATA 03, 10 DE SETEMBRO DE 2012, OBSERVATORIO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA.

    Aos 10 dias de setembro do ano de dois mil e doze (2012), na sala de reuniões do CED/UFSC, na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, com a presença dos professores e colaboradores: Nestor Habkost, Luciana Pedrosa Marcassa Fábio Machado Pinto, Ana Maria Netto Machado, Marilu Diez Lisboa, Ridha Ennafaa e Felipe Quintão (que se colocou como observador), foi realizada a terceira reunião do Observatório da Educação de Santa Catarina (OESC), entidade científica, vinculada ao Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, obedecendo à ordem do dia, de acordo com os seguintes itens: a) apreciação e discussão das especificações técnicas do Portal do Observatório, elaboradas pelos professores Moisés Lima Dutra e Luciana Pedrosa Marcassa; b) discussão sobre o caráter e funcionamento do OESC; c) discussão sobre as Linhas de Pesquisa prioritárias do OESC; d) encaminhamentos. Iniciando-se os trabalhos, a Professora Luciana apresentou a proposta de especificações técnicas relativas ao Portal do Observatório (anexa a esta ata), que recebeu as seguintes sugestões: Ridha sugeriu a utilização do Sistema de Publicações SPIP como modelo para o Sistema de Gerenciadores de Conteúdo (CMS). Além disso, indicou como referência a política do INEP (transparência na publicação dos dados, mas sigilo em relação aos sujeitos) para qualificar a definição sobre a área pública e área restrita do Portal. Quanto ao objetivo do OESC, problematizou a questão de como os professores/pesquisadores do Ensino Superior (universidades do estado de Santa Catarina) podem ajudar os professores da educação básica a melhor compreender a realidade da educação em Santa Catarina. Sugeriu também que, pouco a pouco, pensássemos em como integrar as informações das diferentes plataformas (MOODLE, CAGR) e trabalhar esses dados na direção das pesquisas do Observatório. Para Ana Maria há necessidade de pensarmos em um direcionamento (quem são os destinatários das nossas informações?) e problematizou sobre o tipo de vínculo que estabeleceremos entre as diferentes instituições e as pesquisas que vêm sendo realizadas pelos seus pesquisadores. Lembrou que há outros observatórios em SC e ponderou sobre o cuidado de não competirmos com eles, mas estabelecêssemos uma relação de cooperação, construindo parcerias entre os diferentes observatórios. Sugeriu também que disponibilizássemos os links dos demais observatórios existentes em SC na página principal do OESC e que atentássemos para o Edital da FAPESC para realização de eventos (tendo em vista a possibilidade de um evento para o 2º semestre de 2013, em que seriam reunidos todos os observatórios de SC). Fábio perguntou: “quem são os nossos interlocutores?” e indicou a seguinte sistematização: no nível de baixa complexidade, trata-se de uma consulta/ acesso amplo e indiferenciado; no nível de média complexidade, trata-se de uma consulta e realização de pesquisas a partir dos dados disponibilizados pelo OESC; já na alta complexidade, trata-se da participação de estudantes e professores das escolas do estado de SC no armazenamento e análise de dados. A ideia é que estudantes e professores de escolas do interior possam estabelecer uma relação com o OESC, tornando-se, ao mesmo tempo, objeto (fonte) e sujeito (pesquisador) do Observatório. Nestor relacionou a participação de estudantes e professores das escolas por meio dos estágios. Encerradas as discussões sobre este item da pauta, seguiu-se com o debate acerca do caráter e funcionamento do Observatório. Fábio defendeu que o projeto do OESC mantenha-se focado na educação em Santa Catarina, tendo como base três níveis de dados: 1) produção acadêmica; 2) políticas públicas; 3) abordagem da vida estudantil (eixo central do OESC). Em relação às linhas de pesquisa, Fábio disse que “terá a cara dos pesquisadores que compõem o Observatório”. Sugeriu a inclusão das várias áreas interessadas e dos diferentes níveis de escolaridade. Quanto à estrutura e funcionamento do OESC, Fábio apontou para a necessidade de pensarmos numa coordenação colegiada com representantes das várias instituições parceiras. Nestor destacou o caráter político do Observatório, dizendo que ele pode ser animado pelas pautas e problemáticas discutidas pelos governos e/ou pelas mídias, incrementando um debate mais amplo e tornando-se uma referência para professores, estudantes e pesquisadores da área da educação. Para Ana Maria, precisamos ampliar essa dimensão da política, para refletir sobre a política de ciência e tecnologia. Vencida tal discussão, passamos a refletir sobre o terceiro ponto da pauta, relacionado às linhas de pesquisa do Observatório e sobre como o OESC poderia então desencadear pesquisas sobre educação em Santa Catarina, considerando todos os níveis de ensino. Ridha destacou que o observatório poderia cumprir um papel na qualificação da Avaliação do Financiamento da Educação. Nestor e Ana Maria concordaram que as linhas devem ser definidas em função das pesquisas que já estão sendo desenvolvidas pelos pesquisadores associados ao OESC. Sintetizados esses aspectos, passamos aos encaminhamentos. Acordamos em promover um evento no 2º semestre de 2013 com a finalidade de reunir os diversos observatórios existentes em Santa Catarina (Edital FAPESC, fase 2, com prazo final para outubro de 2012). Para tanto, daríamos início às discussões sobre este evento por meio virtual, quanto então seriam definidos: um calendário para as próximas reuniões do OESC, as características e conteúdos do referido evento, os Observatórios a serem convidados para o evento, entre outros assuntos.

    Florianópolis, 10 de setembro de 2012.


  • Ata 02

    Publicado em 19/04/2013 às 0:27

    ATA 02, DE 09 DE AGOSTO DE 2012, DO OBSERVATORIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO / ESTADO DE SANTA CATARINA.

     

    Aos 09 dias de agosto do ano de dois mil e doze (2012), na sala de reunião do CED/UFSC, na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, com a presença dos professores, membros efetivos:  Fábio Machado Pinto, Nestor Habkost, Moisés Lima Dutra, Carlos Eduardo dos Reis, Danilo Ledra (se colocou como observador), Nelita Bortolotto, Luciana Marcassa, Marlu, Jason (se colocou como observador) etc…, foi realizada a segunda reunião do Observatório Estadual de Educação / Estado de Santa Catarina (OEE/SC), entidade científica, vinculada ao Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, obedecendo a ordem do dia, para a qual fora convocada com o seguinte teor: a) apreciação e aprovação da ata de fundação; b) apresentação dos resultados aos encaminhamentos dados pela primeira reunião: sala e bolsistas, c) planejamento de atividades para o dia 10 de setembro, com a presença de Ridha Ennafaa. Iniciando-se os trabalhos, foi convidado para presidir a reunião, por aclamação, o senhor Nestor Habkost que, aceitando o encargo, convidou o senhor Fábio Machado Pinto para secretariá-lo. O professor Nestor colocou a ata em apreciação. O professor Fábio e Danilo solicitaram que apenas os professores realmente presentes na reunião de fundação assinassem a referida ata, o que foi acatado por todos. A professora Marilu solicitou a revisão dos nomes dos professores, que ainda encontravam-se incompletos. Também acatada por todos. Assim, a ata de fundação foi aprovada com as correções solicitadas. Dando andamento aos trabalhos, o professor informou que estava em andamento a solicitação de três possibilidades de espaço físico para OEE/SC: 1. Espaço no prédio da travessa Raticlif, no centro da cidade; 2. espaço provisório no CED, antigas sala dos professores do MEN; 3. espaço no centro de convivência da UFSC. O professor relatou que em função da greve não havia evoluído nas negociações de espaço e bolsistas. O professor Fábio informou que havia uma possibilidade de espaço para o inicio das atividades no CDS/UFSC. Informou ainda que em virtude da proposição de um Laboratório interdisciplinar pela UFSC, o projeto do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, liderado pelo professor Alexandre Vaz e Jaison Bassani, solicitou equipamentos para o inicio do Observatório da Educação Física em Santa Catarina e que estes equipamentos estarão disponíveis para uso comum, pois se tratou de um acordo feito com o coordenador do OEE/SC, professor Nestor Habkost, quando da reunião realizada na reitoria dia 07 de agosto de 2012. No entanto, estes equipamentos ficariam numa sala no CDS, emprestada ao LIFE – Educação Física, extensão do NEPESC/CED no CDS, até que este LIFE receba nova sala. Logo seguiu-se uma discussão sobre o caráter do OEE/SC. O professor Fábio lembrou dos eixos que nortearão o Observatório: 1. fomentar a pesquisa empírica, a partir da produção de dados e de pesquisas que servirão para potencializar o trabalho educacional de forma interdisciplinar em diferentes níveis de formação alcançando desde os professores e alunos dos núcleos de educação infantil, ensino fundamental, médio, universitário e pós graduação; 2. aproximar as diversas áreas do conhecimento numa atitude interdisciplinar e combinar diversas abordagens metodológicas buscando a pluralidade na pesquisa, mesclando os estudos quantitativos e qualitativos; 3. articular a pesquisa, o ensino e a extensão, através de cursos de formação sistemáticos sobre a pesquisa e a docência; 3. Democratizar e disponibilizar dados, saberes e conhecimentos produzidos pelo OEE/SC de forma transparente e ampla; 4. Empregar uma gestão transparente dos recursos do OEE/SC; 5. Promover políticas educacionais mais justas e a solidariedade na pesquisa, refletindo e transformando a lógica de produção do conhecimento atualmente em vigor. O professor relatou que a Educação Física iniciará suas atividades junto ao PIBID e com os equipamentos do LIFE. Por fim, o professor ressaltou a necessidade de se apresentar uma atividade inicial e comum entre os diferentes projetos do laboratório. A professor Nelita sugeriu que esta atividade inicial fosse o levantamento e análise das dissertações e teses de doutorado sobre a educação no estado de Santa Catarina. Ideia que foi aceita pelo coletivo. O professor Fábio comentou que a ideia era muito boa, mas precisava de um complemento que seria o estudo da vida estudantil em seus diferentes níveis de escolaridade, articulando o estudo da produção do conhecimento com o estudo do movimento concreto dos professores e estudantes de Santa Catarina. O Professor Carlos Eduardo chamou atenção para o documento produzido pela UNESCO e que trazia um diagnóstico preciso sobre a educação no Estado. Que deveríamos co : radiografia bruta da educação em SC. (estudo do OCDE, 2010… INEP, ETC) documentos e dados disponíveis sobre a educação. RADIOGRAFIA ESTRUTURAL…nhecer e estudar este documento, que encontrava-se acessível no site da Secretaria. O professor Danilo ressaltou seu interesse pessoal em estudar uma escola, fotografar, filmar e entrevistar professores, produzindo material que fosse de interesse político e acadêmico. O professor Fábio comentou que o caráter do OEE/SC não era jornalístico, mas científico e que as propostas de estudo sobre a vida estudantil poderiam ser abordadas pelas disciplinas antropologia, psicologia ou sociologia, mas deveríamos evitar o jornalismo. Ainda que, um boletim cientifico pudesse ser criado para divulgar as diferentes pesquisas do OEE/SC. O professor Fábio sintetizou estes três objetos de pesquisa apresentados (estudo sobre produção de conhecimento sobre educação em Santa Catarina; estudo dos documentos e políticas educacionais em Santa Catarina; estudo sobre a vida estudantil em Santa Cataria) e lançou como proposta que na próxima reunião, a ser realizada no dia 10 de setembro de 2012, o professor Ridha Ennafaa e Moisés Lima Dutra apresentassem uma ideia de plataforma inicial, interativa, para abrigar as pesquisas do OEE/SC. Proposta esta que foi aceita pelo grupo. A seguir, o presidente da reunião encerrou os trabalhos, determinando que a presente ata seja lida e aprovada pelos participantes do Observatório Estadual de Educação / Santa Catarina na próxima reunião do dia 10 de setembro.

    Florianópolis, 10 de agosto de 2012.


  • Ata de fundação

    Publicado em 19/04/2013 às 0:24

    UNIVERSIDADE FEDRAL DE SANTA CATARINA

    CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

    ATA DE FUNDAÇÃO DO OBSERVATORIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO / ESTADO DE SANTA CATARINA.

     

    Aos 10 dias de julho do ano de dois mil e doze (2012), na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, com a presença dos professores fundadores, membros efetivos: Fábio Machado Pinto, Nestor Habkost, Moisés, Carlos Eduardo dos Reis, Lucidio, Jaison Bassani, Danilo Ledra, Nelita Bortolotto, Ridha Ennafaa, Jane Bittencourt, Jason Lima e Silva, Luciana Marcassa,  Alexandre Fernandez Vaz, etc… (nome e qualificação de todos), foi realizada a reunião de fundação do Observatório Estadual de Educação / Estado de Santa Catarina (OEE/SC), entidade científica, vinculada ao Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, obedecendo a ordem do dia, para a qual fora convocada com o seguinte teor: a) fundação do Observatório Estadual de Educação / Santa Catarina (OEE/SC). Iniciando-se os trabalhos, foi convidado para presidir a reunião, por aclamação, o senhor Fábio Machado Pinto que, aceitando o encargo, convidou o senhor Nestor Habkost para secretariá-lo. O professor destacou os eixos que nortearão o OEE/SC: 1. fomentar a pesquisa empírica, a partir da produção de dados e de pesquisas que servirão para potencializar o trabalho educacional em diferentes níveis de formação alcançando desde os professores e alunos dos núcleos de educação infantil, ensino fundamental, médio, universitário e pós graduação; 2. aproximar as diversas áreas do conhecimento numa atitude interdisciplinar e combinar diversas abordagens metodológicas buscando a pluralidade na pesquisa, mesclando os estudos quantitativos e qualitativos; 2. articular a pesquisa, o ensino e a extensão, através de cursos de formação sistemáticos sobre a pesquisa e a docência; 3. Democratizar e disponibilizar dados, saberes e conhecimentos produzidos pelo OEE/SC de forma transparente e ampla; 4. Empregar uma gestão transparente dos recursos do OEE/SC; 5. Promover políticas educacionais mais justas e a solidariedade na pesquisa, refletindo e transformando a lógica de produção do conhecimento atualmente em vigor. Depois de apresentar as considerações iniciais sobre os eixos e objetivos da reunião, o presidente solicitou que cada participante se manifestasse sobre a criação do Observatório Estadual de Educação / Santa Catarina. Na continuidade a Professora Jane Bittencourt, atual coordenadora de estágios do Departamento de Metodologia de Ensino, se apresentou e destacou o trabalho que vem realizando como Coordenadora da Formação de conselheiros educacionais, no âmbito da Gestão das escolas do estado SC. A professora lembrou que a Capes possui editais para observatórios de pesquisa vinculados a Pós-graduações. Lembrou ainda que o CED possui outros programas interessantes como o Pibid e o Prodocência e que podem estar articulados as ações do OEE/SC. Destacou que as Secretarias já possuem dados de desempenho de alunos, mas que não podemos coletar dados sem perspectiva, sem um eixo. Ela sugere que se comece pelo que já existe em termos de banco de dados, para depois produzir outros dados através de metodologia própria. Em seguida falou o professor CARLOS EDUARDO DOS REIS, vice-chefe do departamento de Metodologia de Ensino. Ele se mostrou interessado nas pesquisas em história da educação e que possui já um banco de dados em vídeo que está em fase inicial. Ele pediu cautela na relação com as escolas, devido a um esgotamento por parte das mesmas pelos frequentes questionários e entrevistas e que não dão retorno significativo as demandas mais importantes. O professor falou de um banco de dados do IBGE que possui cem anos de estatísticas educacionais e que é pouco explorado. Depois falou o professor Danilo Ledra, técnico em educação da direção de pesquisa e pós-graduação da UDESC. Ele se interessa por pesquisas que provoquem a comunidade escolar e que esclareçam a cultura escolar, provocando problemáticas significativas. Para o professor é preciso documentar a cultura escolar, mas sem uma preocupação de metodologia. Ele ressalta ainda que é preciso envolver os professores nas pesquisas. A professora MARILU, psicóloga social, se apresentou como orientanda do Professor Lucidio Bianchetti. Ela apresentou seu trabalho sobre o sentido do desemprego na região sudeste e disse que pretende integrar o OEE/SC junto com seu orientador. Atualmente se interessa sobre as populações desfavorecidas que participam do cursinho pré-vestibular da UFSC. A professora Nelita Bortolotto, atual chefe de departamento de Metodologia de Ensino, é linguista e professora de estágio do curso de licenciatura / Português. A professora destacou a importância do OEE/SC na integração do departamento e como forma de aproximar as licenciaturas. O professor convidado Ridha Ennafaa, da Université paris 8, mencionou a importância da fundação do OEE/SC, nesta perspectiva ampla que vai da educação infantil até uma educação ao longo da vida toda. Ele destacou a pertinência de estudos longitudinais e da criação de banco de dados de natureza quantitativa e qualitativa. Bancos de TCCs, de dissertações e de teses, mas que também possam abrigar pesquisas em andamento, resultados de estágios nas escolas, dados e censos do INEP ou das secretárias municipais e estadual. Ele falou da necessidade de se pesquisar em redes (UFSC, UDESC, Uniplac, para começar), de se articular os programas de pesquisas que se debruçam sobre os dados do INEP e outros. Falou que assim é possível se chegar a uma crítica interna dos dados, ou a um melhor debate sobre o que se produz hoje em termos de pesquisas. Ele usou como exemplo a pesquisa realizado em 2007 no âmbito do governo federal INEP e UNESCO e que deu origem ao livro “Repensando a Escola”. Ele espera integrar diversos tipos de pesquisa através da tecnologia, através da pesquisa multi-nivel de teor qualitativo e quantitativo. Por fim, o professor Nestor Habkost, atual Diretor do CED, destacou a importância da criação deste OEE/SC, na criação de banco de dados de dissertações e teses sobre o estado de SC, em parcerias com o PPGE, mas também na criação de um Banco de dados sobre estágios da UFSC. Nestor falou da importância do software Modalisa no tratamento de dados e que será apresentado na próxima semana no programa de Pós-graduação em Design/UFSC, no laboratório Hiperlab, coordenado por Prof. Dra. Berenice Santos Gonçalves. O professor falou da função política do OEE/SC, de dar acesso ao conhecimento para qualificar as lutas políticas dos trabalhadores da educação. Propôs um BOLETIM mensal de divulgação das informações e conhecimentos do OEE/SC. Ele destaca que o objetivo maior deste OEE/SC é entender o que se passa neste estado, para depois comparar com outros estados e ou países. Trata-se também de educação comparada. Para o professor não existe um observatório com este alcance, que pesquise de maneira longitudinal, da educação infantil à pós-graduação. Ele vê também grandes possibilidades de se promover estudos interdisciplinares e de criação de instrumentos de pesquisa, ou até mesmo para os estágios das licenciaturas. Propõe a imediata fundação do OEE/SC e se compromete a buscar um bolsista de estágio não obrigatório e uma sala, ainda que provisória, nas dependências do MEN, para que possamos iniciar os trabalhos. Ficou estabelecido que o professor Nestor Habkost, diretor em exercício do CED ficaria responsável por levar esta demanda, de uma sala efetiva para a Reitora da UFSC Roselaine Neckel. O Professor Nestor também ficou responsável por conseguir junto ao CED e/ou reitoria, um computador para iniciar os trabalhos do OEE/SC.  A criação da página do OEE/SC ficou a encargo do professor Moisés do CIN. A próxima reunião do OEE/SC está agendada para o dia 09 de agosto, quinta-feira, as 14h, na sala de reunião do CED. Uma segunda reunião de trabalho ficou agendada para 10 de setembro, as 9h30, na presença do professor Ridha Ennaffa. A seguir o presidente da reunião encerrou os trabalhos, determinando que a presente ata de constituição do Observatório Estadual de Educação / Santa Catarina sejam registrados no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Florianópolis, para as finalidades de direito.

    Florianópolis, 10 de julho de 2012.

     

    Fundadores:

     

    (todos os professores fundadores assinam)